Avançar para o conteúdo principal

ASk em maio

Em maio o leque de actividades foi bem amplo: continuámos a colaboração com a população local(1) para a criação de um novo espaço urbano, cimentámos a colaboração com o Museu da Cidade(2), e voltámos a sair da cidade, visitando Santarém(3) e Montemor-o-Velho(4) para os encontros dos grupos autóctones - Ribatejo Sketchers e Montemor Sketchers, respectivamente. Para além disso, a nossa actividade estendeu-se até à sala de concertos do Mercado Negro(5) e chegou mesmo além fronteiras com uma troca por correio de um caderno Moleskine(6).

1. Um Novo Largo
A nossa participação neste projeto foi tão extensa que merecerá uma série de publicações próprias, devidamente etiquetadas: Um Novo Largo.

2. Sketchy Paper com os ASk #1
A convite do Museu da Cidade orientámos uma caminhada para desenhar vários elementos (uns arquitectónicos, outros nem por isso) que o centro de Aveiro tem para oferecer. Este encontro culminou numa exposição onde se apresentaram os trabalhos efectuados nesse dia.
A escolha de lugar dependia muito da quantidade de exposição solar...
Museu da Cidade (lá ao fundo)

3. ASk meets Ribatejo Sketchers
Fizemos questão de marcar presença no primeiro encontro organizado pelos Ribatejo Sketchers. O ponto de encontro foi no Convento de São Francisco, onde voltaríamos já ao final da tarde depois de percorrer as ruas de Santarém de caderno em riste.
Estátua de Pedro Álvares Cabral e claustro do convento de São Francisco, por João Tiago
Claustro do convento, por Tiago Ramos e igreja de Nª Srª da Graça, por Suzana Nobre

4. MoSk - vamos desenhar clássicos
Já em Montemor-o-Velho, encontrámo-nos com os Montemor Sketchers que nos arranjaram boleia do castelo às redondezas.
Desenhos por João Tiago e Carlos Correia

5. ASk in Auditorium
A primeira co-organização com a Start-Teatro levou o elenco da peça "A Tramóia" –a partir da comédia "Monsieur de Pourceaugnac", de Molière– ao palco do Mercado Negro. Incorporando as personagens da peça, os actores improvisaram perante o escrutínio atento do público que, de lápis na mão, lá foi absorvendo todos os pormenores.
Elenco da peça "A Tramóia", Start-Teatro  qual pintura barroca
Fotografias por João Zero
 Desenhos de Helena Queirós e sabe-se lá quem mais

6. ASk + BSk = Alfabeto Ilustrado [ABC]
Com a visita dos Bristol Sketchers, em fevereiro, resolvemos reforçar a nossa ligação com um projeto criativo - a elaboração de um alfabeto ilustrado de parte a parte, ficando nós com a responsabilidade das três primeiras letras: Anéis, Bifana e Cadeiras, por Suzana Nobre, Joel Faria e João Tiago, respectivamente.
Alfabeto ilustrado: Anéis | Bifana | Cadeiras


Próximo post: ASk em junho

Comentários

Mensagens populares deste blogue

(a)Riscar o Património 2017 em Aveiro

Inserida nas Jornadas Europeias do Património, que decorreram de 22 a 24 de Setembro, a iniciativa, (a)Riscar o Património acolheu este ano 17 locais a nível nacional e Aveiro também participou. O tema deste ano foi "Património e Natureza – Pessoas, Lugares, Histórias" e na nossa cidade não há nada mais representativo na ligação entre o homem e a Natureza que a Ria de Aveiro.  E  assim passamos um dia dedicado ao desenho com a Ria como tema de fundo.  Começámos de manhã, a desenhar no canal de São Roque e Cais dos Botirões e de tarde estivemos no Ecomuseu marinha da Troncalhada e na antiga lota de pesca .  O (a)Riscar o património foi uma iniciativa da direção geral do Património Cultural e dos USKP, com a organização dos ASk - Aveiro Sketchers e o apoio do Museu da Cidade de Aveiro, que nos disponibilizou uma visita guiada ao Ecomuseu Marinha da Troncalhada. Imagens e desenhos da manhã no Cais dos Botirões. Ricardo Bastos  Desenho de Ricardo Bastos

ASk em julho

Em julho a nossa actividade esteve um pouco reduzida: depois do nosso ASk à quarta do costume estivemos literalmente de férias.  Mas nem por isso o mês terminaria sem que saíssemos de Aveiro. No encontro mensal, desenhámos usando a caneta (e a mão) do vizinho, com resultados surpreendentes. Resolvemos chamar "mão-morta" a este exercício. Desenhos de Marcos Silva-Ferraz (com mão-morta de Iria) e João Tiago (com mão-morta de Osório) ASk na Ribeira do Gago   –   Tinham-nos dito que ía haver uma recriação histórica das "trocas comerciais nos cais e ancoradouros da Murtosa com embarcações tradicionais"  –  resolvemos combinar um dia diferente: saímos no apeadeiro de Avanca, todos de bicicleta, e toca a seguir até Válega onde, depois de uma visita à capela da Nª Srª Entre-Águas, nos juntámos em piquenique antes de seguir caminho até ao Bunheiro. À chegada,  fomos surpreendidos entre grupos folclóricos, música, moliceiros e drones esvoaçantes. Desenhos d

ASk em setembro

Setembro foi marcado pelo início de uma série de desafios lançados à comunidade ASk (com direito a uma rúbrica aqui ) e por um ASk à quarta do mais caseiro que pode haver. Para além disso, ainda visitámos Coimbra, para mais um encontro organizado pelos MoSk . ASk à quarta  –  o local que normalmente nos recebia  estava de férias pelo que tivemos que improvisar. Decidimos encontrar-nos numa casa particular e, por entre fatias de bolo e gatitos a saltar, lá acabámos a desenhar as orelhas uns dos outros. Desafio  –  para este primeiro desafio   escolhemos uma fotografia do encontro de Montemor-o-Velho do mês anterior e pedimos que a reinterpretassem como entendessem  –  técnica/material à escolha do freguês. Segue a tal fotografia ( © António Osório) e o primeiro a responder ao desafio seria Jorge Antunes,  que ficaria com a ingrata tarefa de sugerir o desafio seguinte. #2 Sketchcrawl USk Brasil  –  um evento a decorrer ao mesmo tempo em Portugal e Brasil. Em Coimbra, o grup